terça-feira, 18 de março de 2014

Renda Fixa - rendimentos da carteira

Olá Pessoal

Trocando alguns comentários recentemente no Blog do Uó ( o qual recomendo leitura pelas excelentes informações, levantamentos e clareza de divulgação), surgiram 2 pontos relevantes que gostaria de expor. O primeiro (menos debatido) é a forma com que analisamos as nossas carteiras. Na minha opinião, cada tipo de investimento deve ter uma régua medidora específica, ou seja, se temos ações, essa parte de carteira deve ser comparada com o Ibov. Se for FII, deve ser comparada com o IFIX e renda fixa com o CDI. Sempre tendo a atenção ao IPCA. Não adiante de nada estarmos batendo o IFIX, Ibov se estamos perdendo da inflação. Fica aqui um alerta da minha parte, inclusive para mim mesmo.
Segundo ponto e foco dessa postagem é a rentabilidade que pode-se conseguir em renda fixa. Para meu espanto, quando postei que considero uma rentabilidade boa acima de 110% do CDI, vi que esse número causou certo espanto. Resolvi então pegar minha carteira de renda fixa de Janeiro e Fevereiro e calcular como foi.
Arredondei os valores considerando 60% em LCI e os outros 30% em debenture. Seguem as rentabilidades das 2 separadas, em conjunto e quanto isso bate (em %) o benchmark, que no caso é o CDI:

Janeiro:
LCI: 0,8%
Debenture: 1,35%
Carteira: 1,14%
Variação do CDI: 135%

Fevereiro:
LCI: 0,75%
Debenture: 1,23%
Carteira: 0,91%
Variação do CDI: 116%

Como podemos ver claramente a carteira bate com folga o CDI, lembrando ainda que esses rendimentos são líquidos de IR em ambas aplicações. Para março devo ver as debentures voltando para a casa dos 1,3% novamente. Reforçando mais uma vez que a comparação com o IPCA é muito importante para termos um ganho real ao longo prazo.

Abraço e bons investimentos a todos.

6 comentários:

  1. Obrigado pelas referências.
    Agora fiquei intrigado com esta modalidade Debenture, sempre ouvi falar mas confesso que nunca me interessei. Mais uma para estudar.
    Você investe em LCI através de qual instituição? Porque escolheu LCI e não LCA?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Peguei a LCI do Intermedium. Poderia ter pego uma LCA, não vejo grande vantagem de uma sobre outra.
    Só mesmo se fosse por diversificação.
    As debentures são um mundo um tanto a parte e não eh muito simples achar informações bem como achar boas opcoes para investimento. Precisa ler bastante até para saber o momento melhor de entrar ou saber avaliar a forma como a rentabilidade eh calculada. Se existe pagamento de juro e como ele eh feito.....

    ResponderExcluir
  3. Dividendos, parabéns.

    Realmente excelentes resultados, e pelo que vejo às custas das debêntures.

    Sobre a LCI vejo que o resultado está aquém do que hoje os bancos pequenos ou médios oferecem, já que é fácil encontrar quem paga pelo menos 94% do CDI.

    Apenas um detalhe que julgo de suma importância para validação de seu cálculo : LCIs e LCAs são isentas de IR, então o bruto = líquido. POREM as debentures não (a não ser aquelas incentivadas de infra-estrutura, por exemplo). Assim gostaria de saber se isso foi levado em consideração no seus cálculos ou não.

    Por fim, gostaria de saber qual tipo de debenture(s) você possui e como a mesma é calculada : por exemplo, valor do NTN-B 2035 + IPCA + um plus, ou outra forma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guardião
      O resultado da LCI não está aquem do mercado. Essa que possuo esta pagando 96% do CDI.
      Todas as debentures que possuo em carteira são isentas de IR.
      Todas as debentures que possuo sao atreladas ao IPCA, ou seja, pagam esse indicador + um premio fixo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Sr. dividendos, no mês que vem você irá postar as rentabilidades históricas? Irei 'ranquear' no meu blog apenas a rentabilidade no ano.
    Abraço

    ResponderExcluir