terça-feira, 30 de junho de 2015

Títulos Públicos - Tesouro Direto

Olá Pessoal,

Primeiramente gostaria de me desculpar com os eventuais leitores que acompanham esse blog pela simplicidade das postagens. Quem está comigo há mais tempo sabe que não curto muito escrever e geralmente meus textos não são de agradável leitura.
Como temos outros colegas na nossa comunidade que fazem isso muito melhor que eu (soulsurfer e corey por exemplo) sinto-me menos pressionado em ser didático.
Meu foco sempre foi e será tentar trazer alguma novidade que me é oferecida ou que entendo que seja válida dividir com os demais, bem como alguma questão relevante que não foi discutida entre os demais da nossa comunidade.

Pois bem, pulando essa parte, recebi hoje de manhã um e-mail que lembrou de um assunto que queria dividir com vcs. A cobrança semestral do Tesouro Direto.
Tenho visto muitos novos investidores aplicando em Títulos Públicos. Acho isso super válido pois (se feito corretamente) tem-se ganhos bons com praticamente nenhum risco. Não vou aqui entrar no mérito de quais títulos existem no mercado e como eles funcionam.
O que eu quero trazer a tona é que existem 2 formas de se investir em títulos públicos. A primeira e mais tradicional é o Tesouro Direto enquanto que a outra é no mercado secundário (ainda pouco usado). Um ponto relevante entre essas 2 é o fato de que quando investimos no TD, os ativos são custodiados na BVMF pois essa tem uma "parceria" para esse serviço. O grande ponto é que essa "parceria" custa incríveis 0,3% aa do investidor! Soma-se a isso taxas de compra e liquidação e ainda o agente de custódia (corretora a que o cliente está vinculado) que em alguns casos cobrará mais 0,3% aa. Pelo que andei lendo, poucos sabem disso.
Comprando-se no mercado secundário não temos a cobrança dessas taxas e com isso a rentabilidade contratada (um pouco menor que no TD) passa a ser a real.
Procurando em vários sites, vi que a corretora onde invisto tem a menor taxa de custódia que é de 0,10% (para TD).
Sugiro aos que possuem TD que avaliem as taxas que estão pagando e aos que vão iniciar os investimentos que comparem antes de investir.

Caso tenha esquecido de algum ponto, fiquem a vontade para contribuir.

Abraço a todos

terça-feira, 23 de junho de 2015

101% do CDI sem IR e com liquidez

Olá Pessoal

Recebi vários e-mails de leitores e colegas da nossa "comunidade" questionando mais informações sobre algumas opções de investimentos que postei e pedindo para continuar mostrando o que me é oferecido.
Pois bem, nessa linha me foi ofertado essa semana uma aplicação que achei válida dividir com vcs. Trata-se de um CRA que remunera 101% do CDI. Como sabemos os CRAs não possuem IR. Até aí nada de muito especial, porém o que achei interessante é que o mínimo de aplicação é bem baixo (múltiplos de R$ 1.000,00) e esse investimento possui liquidez.
Comparado com os irmão de mesmas características, essa opção se torna interessante.

Abraço e bons investimentos a todos.

terça-feira, 16 de junho de 2015

União das sardinhas

Olá Pessoal,

Estou aqui para comentar sobre um ponto que considero interessante e até agora não vi nada escrito sobre isso.
Nos últimos dias tive algum tempo livre e tirei algumas horas para conversar e passar um período com o pessoal que me assessora. Aproveitei para entender mais como funciona algumas dinâmicas de Renda Fixa e questionei também o porquê eles tem LCs enquanto que outros escritório da mesma corretora não (recebi vários e-mails comentando sobre isso).
A resposta que tive vem de encontro com o título dessa postagem. Fazendo um paralelo com o mercado de ações, se temos um papel com pouca liquidez e um volume grande de pessoas compram num período curto de tempo, há (obviamente) um aumento do preço. Ou seja, a união faz a força. Porém sabemos que na prática não é tão simples.
Pois bem, em algumas situações, a renda fixa permite isso. Digo isso pois vi acontecendo na prática.
Quando o escritório possui um volume financeiro maior e consegue "juntar" essas ordens de compra ou venda, consegue-se preços muito melhores que os obtidos com ordens pequenas isoladas. E por incrível que pareça, essa diferença faz muita diferença.
Outro ponto é que esses escritórios que conseguem bons volumes, são as vezes "recompensados" com algumas ofertas. Na verdade é meritocracia. Quem consegue gerar volume, fruto de trabalho, tem benefícios.
Vejo muitos colegas na nossa comunidade se esforçando muito para trabalhar e juntar $, porém as vezes não tem acesso aos melhores investimentos por escolher corretoras ou escritórios mais baratos ou por querer investir sozinhos. Não estou dizendo que um está certo ou que outro está errado. Quero apenas trazer um ponto para pensarmos a respeito.

Abraço e bons investimentos a todos

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Inflação de Maio veio acima das expectativas

Olá Pessoal,

Saiu hoje de manhã o IPCA para o mês de Maio que ficou em 0,74% ante 0,71% de Abril.

O mercado esperava um arrefecimento em relação a Abril com mediana de 0,59% e teto de 0,68%.

O dado de hoje mais a ata do Copom de amanhã pode influenciar em uma nova alta de juros na próxima reunião acima dos 0,25%, caminhando para 0,5 p.p

Fazendo um link com minha última postagem, uma LC (que tem FGC) entregando 130% do CDI, com essa nova alta, remunerará inacreditáveis 18,2% aa.

Uma salva de palmas para nossa linda Renda Fixa!!!!

Abraço a todos

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Renda fixa com FGC

Olá Pessoal,

Essa postagem tem 2 funções:

A primeira é divulgar informações sobre os investimentos que me são oferecidos. A segunda é fazer com que vcs comparem e avaliem como essas opções estão frente aos seus atuais investimentos.

O investimento em questão são LCs (ativo que conta com cobertura do FGC).

Seguem as opções por vencimento:

1 ano - 120% do CDI - equivalente a 15,76% aa
2 anos - 125% do CDI - equivalente a 16,41% aa
3 anos - 130% do CDI - equivalente a 17,07% aa

Isso considerando o CDI atual. Se pensarmos que o CDI deve ainda sofrer alguns aumentos nesse ano, essas rentabilidades ficam ainda maiores!

Abraço