quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Profissional, eu?

Bom dia Pessoal

Ontem a noite fui jantar com um amigo meu e surgiu a ideia dessa postagem. Além de meu amigo, ele é meu assessor financeiro (não obviamente só meu).
Escutando ele falar fiz uma analogia para algumas situações da nossa vida e também da nossa comunidade de finanças.
Os pontos principais são 2:
O primeiro diz respeito ao crescente interesse das pessoas em procurar rentabilidades melhores para seus recursos. Isso é muito válido e saudável.
O segundo ( e é aí o porquê dessa postagem) é a forma como muitos procuram fazer isso. Normalmente quando precisamos de algum serviço contratamos um profissional (claro que dentro da capacidade financeira de cada pessoa). Não procuramos fazer isso por conta própria pois não é de nosso domínio, não estudamos para isso, não temos tempo, temos outras prioridades...
Como exemplo podemos citar vários casos que vão desde o mecânico para algum problema no carro, eletricista para alguma instalação elétrica, passando por curso de idiomas, manutenção de computadores e até orientações nutricionais e médicas.
Com a internet e globalização, é cada vez mais fácil acharmos conteúdo para os mais diferentes temas, inclusive com vídeos educativos. Eu mesmo muitas vezes faço uso disso para pequenas situações.
Trazendo isso para o mercado financeiro temos uma situação, que pode-se chamar, bizarra. Temos profissionais disponíveis de graça e não usamos. Sim, é de graça pois as taxas de rentabilidade que podemos investir com ou sem assessor são as mesmas. Como é possível eu achar que tenho condições de fazer/conduzir meus investimentos melhor que um profissional? Isso não bera o absurdo? Por ter uma agenda flexível e viajar com frequência, tive a oportunidade de numa dessas viagens ir numa corretora e conversar com alguns profissionais da área. Meus conhecimentos financeiros perto desse pessoal não existe. Me senti com a inteligencia financeira de uma ameba.
Não precisamos seguir a orientação dos assessores financeiros disponíveis, mas será que não vale a pena ao menos escutar. E as vezes podemos conseguir até algo diferente em termos de rentabilidade que não está na plataforma.
Vamos agir de forma inteligente. Já estamos fazendo um movimento muito legal que é sair do cliclo vicioso da poupança da Caixa, mas vamos procurar fazê-lo de uma forma mais organizada.

Abraço e bons investimentos a todos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

IPCA + 10% isento de IR

Boa tarde Pessoal,

Iniciei minha segunda-feira fazendo um aporte numa debênture nova na carteira. Não foi um valor significativo, mas o que me motivou foi a taxa oferecida.
Trata-se da Saneatins com rentabilidade de incríveis IPCA + 10% aa isento de IR. Obviamente que por ter uma taxa tão alta, algum risco ela está oferecendo, porém para uma parte do capital entendo que não tenha problema.

Abraço e boa semana a todos.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Venda debênture da Vale

Bom dia Pessoal

O essa milimétrica melhora na na crise política que estamos passado, o mercado nos últimos dias deu uma acalmada e com isso as debêntures da Vale adquiridas mês passado passaram a negociar com ágio. Como eu havia entrado com essa finalidade, aproveitei o momento e vendi tendo tido um lucro de 2% líquido em 20 dias e estou realocando esse capital para a debênture da EDP que por sinal vai render mais (comentei sobre a minha reserva na última postagem).

Abraço e bons investimentos a todos.