quinta-feira, 10 de março de 2016

Cetip, CBLC e Selic

Boa tarde Pessoal,

Recebi ontem um material explicativo sobre essas 3 instituições, descrevendo um pouco sobre cada uma ele resolvi dividir com vcs.

1) Cetip: Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos

A Cetip é uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Totos os títulos da plataforma bancária (CDB, LCI, LCA, DPGE, LF e LC) e parte dos títulos de crédito privado (algumas debêntures, CRAs, CRIs, e FIDCs).
Para saber se os títulos de clientes  encontram-se custodiados na Cetip, o cliente deve acessar o site das corretoras e instituições credenciadas.


2) CBLC: Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia

A CBLC atua como câmara de compensação e liquidação, depositária central de ativos e administradora de sistema de liquidação bruta.
Em renda fixa, a CBLC presta serviços para títulos negociados na Bolsa e TP comprados via TD.


3) Selic: Sistema Especial de Liquidação e Custódia:

Sistema gerido pelo Banco Central do Brasil e por ele operado em parceria com a Anbima, informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.

Abraço e bons investimentos a todos.

8 comentários:

  1. Interessante para quem está se posicionando no mercado é que os títulos ficam registrados nessas instituições, e no caso da corretora sofrer algum problema não deve afetar diretamente os títulos do investidor. Isso não se aplica para o dinheiro na conta corrente da corretora, por isso é recomendável não deixar dinheiro parado na corretora ( em especial num cenário de economia ruim)
    Bom post dividendos , abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que nem todas as corretoras e bancos trabalham com a CETIP, visto que isso gera um custo extra pras instituições.

      Excluir
  2. QUal sua opinião sobre os serviços prestados pela CETIP? Você não acha que falta uma funcionalidade báisca, que é a de agregar todos os seus investimentos em uma plataforma CONFIÁVEL, tal como fez o CEI - Canal Eletrônico do Investidor?

    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser melhor...mas pelo que acompanho, eles vem evoluindo.

      Excluir
  3. Afemaria, tá muito resumido tudo isto aí e o escopo de cada um vai além do que está aí.

    Poney

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, acho que ainda nao me apresentei. Entrei na blogosfera ha uns 2 meses e te coloquei no meu blogroll. Vou passar sempre por aqui e comentar. Fique a vontade pra passar no meu. Abraço. Sou sócio da cetip e esse mês ela é meu aporte.

    ResponderExcluir
  5. Dividendos:
    Esclareça-me uma dúvida, por favor: quando você entra no sistema da CETIP, seus CDBs, LCI e LCAs aparecem registrados?
    Embora minha corretora tenha o CETIP Certifica,o único comprovante que tenho das referidas aplicações é um extrato que me é enviado pela própria corretora (com timbre e marca d´água da CETIP, mas fica sempre aquela dúvida...)
    Jeca tatu

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo kd vc? Este foi o 1 blog que estudei para começar a investi, não desapareça...A estou de adicionando. Quando tiver oportunidade de uma passada no meu blog, foi vc que me motivou.

    http://galatolainvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir