segunda-feira, 17 de julho de 2017

Um pouco da minha vida pessoal

Boa tarde

Quem me acompanha desde o começo, deve ter verificado que as minhas postagens são na grande maioria (para não dizer todas) sobre questões relativas aos meus investimentos, aportes, dividendos recebidos, opções de mercado e algumas poucas opiniões.
Decidi escrever hoje um pequeno resumo de parte da minha vida pessoal. Não gosto de escrever, meu português é falho mas vou exercitar essa questão.
Até a pouco tempo, minha vida se resumia a muito trabalho, muito stress, pouco tempo para a família, amigos e esporte. Controlava bastante os ganhos e mais ainda os gastos o que fazia com que minha carteira de investimentos tivesse um crescimento bom ao meu ver.
Tudo isso tinha uma simples razão, poder me aposentar bem e de forma tranquila. Proporcionar uma boa educação para meu filho e conforto para nós.
Contudo essa dura caminhada começou a pesar (mesmo eu me considerando jovem). Sendo CLT, meu ganhos eram sempre limitados bem como minha flexibilidade. Pois bem, já que esse meu recurso financeiro economizado era para me proporcionar uma melhor qualidade de vida, pq não antecipar isso? E foi aí que minha vida mudou completamente. Eu e minha esposa literalmente saímos dos nossos empregos (nem acordo foi feito) e cada um montou um negócio que gostaria de fazer. Obviamente esses novos negócios deveriam trazer ganhos para nos sustentar, mas a prioridade foi pensar em algo bom para nós, onde a segunda-feira passasse a ser vista como mais um dia na semana.
Felizmente passados cerca de 2 anos, ambos os negócios estão indo bem. Os ganhos financeiros ainda não são os do passado, porém minha qualidade de vida mudou drasticamente. Tanto que hoje não pensamos em nos aposentar.
Consigo pela primeira vez traçar metas financeiras bem mais ambiciosas, que antes jamais poderiam ser atingidas. Muita coisa ainda precisa acontecer, porém o céu é o limite.
Sempre fui muito conservador com essa questão de empreendedorismo e hoje vejo que perdi um bom tempo da minha vida gerando riqueza para outros. A decisão da mudança foi muito difícil. Me tomou várias noites de sono, mas valeu a pena.
Espero que todos da nossa comunidade que tanto nos ajudamos possam sempre prosperar e que possamos colher os frutos dos nossos esforços.

Boa semana a todos

24 comentários:

  1. Muito bom, dividendos. Mas dê mais detalhes, o que vc montou, qnt tem ganhado, trabalha fim de semana, etc. esses detalhes também podem motivar. (obs: isso se vc se sentir a vontade, claro. sei q deve preservar seu anonimato)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anônimo,
      Alguns detalhes eu posso compartilhar.
      Os meus rendimentos mensais ainda oscilam muito. Espero que no próximo ano já estejam estáveis e em bons patamares.
      Eventualmente trabalho um pouco a noite e nos finais de semana, mas é de casa, sem stress e quando faço isso meus ganhos aumentam.

      Excluir
  2. Bom post dividendos. A Renda Fixa vem perdendo força e com isso os pequenos investidores estão tendo um número menor de opções para fazer seu dinheiro crescer.
    A verdade é que se dependermos exclusivamente da RF demoraremos muito para chegar a IF. RV variável é muito instável o que afasta investidores com menos conhecimento de ações ou investidores mais medrosos.
    O que sobra de mais importante é o empreendedorismo. Porém geralmente empreendedores trabalham tanto ou mais que funcionários.
    Lógico levo em conta que quando falam em empreender no Brasil a maioria imagina logo um dono de loja ou lanchonete e praticamente ignora tantas outras formas de se empreender.
    Eu mesmo já pensei em ter meu próprio negócio, não apenas para tentar ganhar mais, mas para passar a depender menos dos outros. Nunca empreendi e isso aliado as burocracias associadas ao negócio que pensava em ter acabaram me paralisando.
    Portanto parabéns pela iniciativa. A zona de conforto e o medo são as principais amarras que impedem que muitos enveredem pelo caminho do empreendedorismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Realmente temos muitos investimentos que estão menos atrativos, mas nem por isso devemos deixar de fazê-los. Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Excepcional dividendos.
    As vezes penso em empreender também, mas penso muito no concurso que quero, já que a atividade (hoje) me atrai bastante, fico satisfeito me sentido útil.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há absolutamente nada de errado em não empreender.
      Importante é estar contente e satisfeito com as atividades.

      Excluir
  4. "tanto que hoje não pensamos em nos aposentar" esta frase resume tudo. nada melhor que acordar bem disposto na segunda feira. muitos ficam nunca busca desenfreada e insensata pela I.F. mas na verdade a busca real deveria ser pelo desejo de não parar nunca. esquecem que a vida é aquilo que acontece hoje e não daqui 20 anos. sucesso e felicidade ao casal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Muito bem complementado!
      Vamos viver o dia de hoje, com responsabilidade.

      Excluir
  5. Sucesso nos negócios, ser conservador é bom pois assim permite analisar bem os negócios e os riscos.

    Espero que se torne num grande empreendedor

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,
      Porém para se empreender precisamos deixar o conservadorismo de lado em algumas situações.
      Obrigado pela visita e comentário. A medida que as coisas forem crescendo foi postando aqui.
      Abraço

      Excluir
  6. É bom usar o blog pra falar um pouco do cotidiano. Eu uso esse recurso como um reforço à minha mente, registrado, pra me manter firme nas metas, nos novos hábitos. E eu acho legal esses relatos, justamente porque foge um pouco de somente números hehe

    Forte abraço Dividendos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IO,
      Realmente o fato de escrevermos algumas ideias e/ou metas ajudar a reforçar e nos manter na linha.
      Grande abraço

      Excluir
  7. Boa noite BD, mesmo sendo um resumo, é muito inspiradora sua história, e é sempre bom ver "pessoas reais" vencendo na vida.

    Você poderia dar mais detalhes, do que você montou?

    É algum comércio, indústria ou prestação de serviço?

    Sou autônomo e quero mudar de ramo, mas me vejo perdido.


    Abraços, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,
      Foi exatamente essa a intenção. Mostrar casos reais para que (se possível) ajudar ou motivar.
      São 2 negócios completamente diferentes. Um deles mistura um pouco de produção e comercial. Envolve um pouco mais de mão-de-obra e é o que mais cresce em termos de tamanho.
      O outro é uma operação de serviço, custo muito baixo e de retorno muito bom.
      Ambos crescem todos os meses (pouco mas crescem).
      No seu caso é difícil opinar. Uma coisa que sempre escutada e torcia o nariz é que devemos fazer o que gostamos. Sempre achei isso muito bonito de ser dito mas difícil de por em prática. Eu consegui e o resultado tem sido bem interessante.
      Abraço

      Excluir
    2. Interessante. Obrigado pela resposta.
      Assim, o que eu gosto? Esportes, lutas, surf, vida saudável.

      Meu trabalho também envolve mão de obra (sou técnico, projetista elétrico e quase formado em engenharia), porém sabe, semana passada até, estava com um pessoal numa reunião para tirar dúvidas de projeto, de repente, comecei a pensar comigo: O que que eu to fazendo aqui? Por que eu to fazendo isso? Onde fui me meter?

      Já aconteceu com você?

      Cara, se puder orientar, já pensei em muita coisa, mas muita mesmo.

      Campos de futebol, academia, restaurantes, pousada.

      O que está a meu favor nessa atividade que "não gosto", é o tempo de trabalho, pois trabalhando com projetos, você trabalha de acordo com a demanda, e com comércio, você segue um horário comercial, tendo clientes ou não, além de trabalhar de casa, não gastar com aluguel, mantenho baixos os custos do negócio.

      Até por isso, e pelas contas mensais, concluo que acabei me acomodando.

      E também, é caro montar um negócio hoje né? Alugar sala, reformar, contratar.





      Excluir
    3. Sim, me peguei questionando se estava fazendo a coisa certa centenas de vezes. Não vejo nada errado nisso. Isso mostra que estamos vivos e que nosso senso crítico continua acordado.
      Pelo visto a sua dinâmica no trabalho não é de toda ruim. Muitos pontos positivos. Tem a questão da grama do vizinho sempre ser mais verde. As vezes estamos procurando por algo que não existe ou que já temos.
      Assim como é importante avaliar o que há de melhor, é válido ponderar o que há de pior...e se a mudança que muitas vezes queremos não pode nos levar a esse pior.
      Abraço

      Excluir
  8. Olá BD.

    Me identifiquei com sua história. Quando você escreveu "gerando riqueza para outros" até parecia eu digitando...enfim, tenho pensado muito em fazer algo parecido. Boa sorte pra vocês.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EQRP
      Que bom que mais pessoas tem esse pensamento.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Abraço

      Excluir
  9. Olá BD.
    Primeiramente, parabéns pela coragem de empreender nesse mar revolto e hostil que é o ambiente de negócios no Brasil.
    Fiquei curioso em saber com que idade vc fez a sua transição? Pode ser faixa: 30-35 ? 35-40? 50-55?
    Além disso, apesar de vc hoje ver que "perdeu tempo gerando riqueza para outros", vc acha que o seu tempo como empregado ajuda para ter o sucesso de hoje ou ele é quase que "irrelevante"?
    Abraço e sucesso p vc e sua esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Verdade, o ambiente do nosso país não é o mais propício para empreender, mas é justamente o desafio que torna isso mais interessante.
      Digamos que minha transição foi na faixa dos 33-38 anos.
      Com certeza o tempo como empregado ajudou, até pq foram vários anos, mas a relação tempo x benefício não é boa.
      Grande abraço

      Excluir
  10. Legal sua história de vida, além de interessante nos deixa com curiosidade em saber cada vez mais, se puder contar é claro !! Eu mesclo postagens pessoais com finanças, é uma válvula de escape para mim rsrs Ahh eu te add na minha lista!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande SP,
      Quero ver se consigo também mesclar um pouco. Vou contando um pouco dos detalhes a medida que o pessoal for perguntando.
      Abraço

      Excluir
  11. Show Dividendos!!

    Legal ver pessoas trabalhando com o que gostam. No futuro sera eu!!

    Por enquanto vamos tocando e seguindo o planejado haha

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir